Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Linhas de Pesquisa

Publicado: Segunda, 05 de Julho de 2021, 15h18 | Última atualização em Sábado, 16 de Setembro de 2023, 13h44 | Acessos: 339
  • ANÁLISE E MECÂNICA DE ESTRUTURAS

Objetivo: Estudar e difundir o uso de diferentes tipos de estruturas, com ênfase em estruturas de aço de chapas formadas a quente ou a frio e estruturas, bem como de concreto armado, mediante análises do comportamento mecânico para melhor desenvolvimento de novas soluções estruturais e especificação de materiais.

Palavras-chave: Estruturas. Estruturas de Aço. Estruturas de Concreto; Comportamento Mecânico.

Pesquisador: Prof. MSc. Hamilton Damasceno Costa.

  

  • ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE URBANA

Objetivo: Desenvolver pesquisas e discussões sobre o tópico Acessibilidade e Mobilidade Urbana e sua relação com a infraestrutura dos sistemas de transportes, contemplando análises e execução de pesquisa em âmbito acadêmico que visa a melhoria de todo sistema de transporte na cidade de

Santana do Araguaia-PA.

Palavras-chave: Acessibilidade Urbana. Mobilidade Urbana. Infraestrutura Urbana. Sistemas de Transportes.

Pesquisador: Prof. MSc. Mateus Gonçalves de Oliveira.

 

  • ESTATÍSTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Objetivo: Realizar pesquisas estatísticas com auxílio de ferramentas computacionais, promovendo a democratização do conhecimento estatístico e do uso de softwares estatísticos. Apoiar análises realizadas por projetos de pesquisa que produzam dados quantitativos, especialmente para a análise de dados aplicados. Também contribuir para a construção do conhecimento estatístico para o desenvolvimento da pesquisa estatística no ensino superior.

Palavras-chave: Estatística. Tecnologias Digitais. Base de Dados.

Pesquisadores: Prof.ª Dr.ª Cristiane Johann Evangelista, Prof. Dr. Dilson Henrique Ramos Evangelista, Prof. MSc. Helves Belmiro da Silveira e Prof. MSc. Osmar Tharlles Borges de Oliveira.

 

  • PAISAGEM E PATRIMÔNIO

Objetivo: Desenvolver pesquisas e discussões sobre paisagem e patrimônio, considerando suas relações subjetivas e objetivas com a produção do ambiente construído, contemplando a análise de sua interface e interdependência com a Arquitetura. Memória da Cidade e Paisagem (natural e cultural).

Palavras-chave: Paisagem e Patrimônio. Memória da Cidade. Paisagem Natural. Paisagem Cultural.

Pesquisadores: Prof. Dr. Antônio Carlos Santos do Nascimento.

 

  • PAISAGEM URBANA E SUSTENTABILIDADE

Objetivo: Desenvolver pesquisas e discussões sobre paisagem e sustentabilidade, considerando suas relações subjetivas e objetivas com a produção do ambiente construído, contemplando a análise de sua interface com Dinâmica Ecológica, Planejamento da Paisagem, Planejamento Ambiental e Sistemas de Espaços Livres constituídos pela esfera pública.

Palavras-chave: Paisagem Urbana. Sustentabilidade. Planejamento da Paisagem. Planejamento Ambiental. Sistemas de Espaços Livres.

Pesquisadores: Prof.ª PhD.ª Cláudia Queiroz de Vasconcelos.

 

  • SANEAMENTO AMBIENTAL

Objetivo: Analisar as políticas públicas que visam resolver problemas de infraestrutura nas áreas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgoto, de drenagem urbana e de coleta e tratamento de resíduos sólidos. Assim como, estudar os dispositivos de saneamento que contribuem para melhoria do meio ambiente, da saúde pública e qualidade de vida da população.

Palavras-chave: Saneamento Ambiental. Meio Ambiente. Desenvolvimento. Política Pública.

Pesquisadores: Prof. Dr. Péricles Crisiron Pontes.

 

  • SISTEMAS CONSTRUTIVOS

Objetivo: Difundir o uso de materiais, de produtos e de tecnologias disponíveis no mercado construtivo, de modo a aumentar a compatibilidade e integração das inovações com os elementos dos sistemas construtivos usuais, com ênfase na construtibilidade, no desempenho e na sustentabilidade.

Palavras-chave: Sistema Construtivo. Construtibilidade. Desempenho. Sustentabilidade.

Pesquisadores: Prof.ª PhD.ª Cláudia Queiroz de Vasconcelos.

Fim do conteúdo da página